Ponto de encontro da juventude global na COP30 unindo ideias, experiências e compromissos em defesa da justiça climática e de um futuro sustentável

Com objetivo de fortalecer o protagonismo da juventude nas discussões climáticas globais, a “Cidade das Juventudes”, instalada no Núcleo de Oficinas Curro Velho, em Belém (PA) será um ponto de encontro, convivência e mobilização de jovens ativistas do Brasil e de diversos países engajados nas discussões sobre o futuro do planeta.

O espaço funcionará durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), entre os dias 9 e 21 de novembro, com uma programação intensa de debates, plenárias, oficinas e atividades culturais. É o primeiro acampamento voltado exclusivamente para as juventudes em toda a história das COPs. Os temas abordados incluem gênero e clima, juventude e clima, e questão racial e clima, entre outros eixos fundamentais para a justiça climática.

A iniciativa foi liderada pela Jovem Campeã do Clima, Marcele Oliveira, 26 anos,e é fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural do Pará (FCP) e a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) — vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República. A “Cidade das Juventudes” reúne governo, sociedade civil e organizações internacionais — como o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

“”A Cidade das Juventudes” será um espaço de acolhimento, formação e mobilização. Queremos fortalecer as vozes jovens e garantir que elas estejam no centro das decisões sobre o futuro do planeta”, destaca Marcele Oliveira.

As atividades começam no domingo, 9 de novembro, com credenciamento a partir das 14h e uma cerimônia de boas-vindas às 18h. Ao longo da semana, o espaço recebe oficinas de grafitti, papel semente, serigrafia e a ação Delibera Brasil Jovens no Clima, promovida pela Prefeitura do Recife.

Entre os destaques da programação estão as plenárias temáticas, que contarão com a presença de autoridades e lideranças sociais. Na terça-feira (11), ocorre a Plenária Mundial das Juventudes, com participação Guilherme Boulos, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República; Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial; Márcia Lopes ,ministra das Mulheres; e Margareth Menezes, ministra da Cultura. Nos dias seguintes, as discussões abordarão temas como territórios, biomas, gênero e clima, sempre com foco na construção de políticas e ações coletivas.

A agenda também valoriza a expressão cultural, com apresentações do “Carimbó Daqui”, Lucas Castanha e Banda Breia, Afro Axé de Lu e Boi Vagalume, além da Marcha da Cúpula dos Povos, no sábado, 15 de novembro, partindo da Escadinha do Cais do Porto.

O encerramento será na sexta-feira, 21 de novembro, com a Plenária Final das Juventudes, onde será apresentada a Carta da Juventude à COP30, documento que reunirá as principais propostas e deliberações construídas ao longo dos encontros.

Pensado para garantir a representatividade de jovens do Sul Global, o espaço busca oferecer condições de formação, troca de experiências e articulação política, especialmente para aqueles que enfrentam barreiras logísticas para participar de grandes conferências internacionais.

A “Cidade das Juventudes” funcionará de forma paralela à programação oficial da COP 30, com o apoio do Ministério das Mulheres e da Equipe Campeã de Juventude da COP 30, responsável por articular a presença e a participação dos jovens em diversos espaços de debate.

📍Núcleo de Oficinas Curro Velho, em Belém (PA)