“Para além de Belém: o legado da COP30”, em 17 de novembro, terá presença da navegadora Tamara Klink, da Princesa da Burkina Faso Abze Djigma, da cantora paraense Zaynara, dona do hit “Quem Manda em Mim”, e da pesquisadora Thelma Krug

Diante da urgência climática global, a colaboração e as ações coletivas emergem como estratégias essenciais para transformar intenções em impactos reais, impulsionando uma economia justa e de baixo carbono. Nesse cenário, a sinergia entre empresas, governos e sociedade civil é fundamental para catalisar soluções climáticas estruturantes, gerando escala, impacto e inovação.

Em sintonia com o esforço global contra a mudança do clima, o Pacto Global da ONU – Rede Brasil tem liderado a mobilização do setor empresarial, promovendo um mutirão essencial para a agenda climática. Frente a isso ele promove em 17 de novembro, das 09 às 18h, na FIEPA, o evento “Para além de Belém: o legado da COP30”.

Com uma programação que reúne diversos painéis com especialistas, o evento será uma oportunidade para apresentar os avanços e aprendizados da jornada climática empresarial, debater os desafios da implementação de ações coletivas em escala e refletir sobre o papel estratégico das empresas na construção de um novo modelo de desenvolvimento. O legado da COP30 para o setor empresarial será definido pela capacidade de transformar compromissos em resultados concretos, impulsionando uma agenda de ação ambiciosa, integrada e orientada para soluções construídas no coletivo.

Dentre os principais tópicos de discussão estarão financiamento climático, justiça climática, governança, comunicação responsável, integridade corporativa e integração entre adaptação climática e biodiversidade.

Para Danielly Mello Freire, do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, o evento marca um ponto de virada para o setor privado brasileiro. “A COP30 representa mais do que um marco diplomático, ela simboliza o chamado para que empresas deixem legados reais para o planeta e para a sociedade. Estamos construindo uma agenda que conecta ambição, ciência e colaboração, para que o setor empresarial não apenas responda à mudança do clima, mas lidere soluções que promovam adaptação, justiça climática e prosperidade para todos”, explica.

“O engajamento da iniciativa privada em torno das ações de adaptação à mudança o clima é fundamental para que a agenda climática seja incorporada no planejamento empresarial. O novo contexto climático tem impulsionado novas visões sobre negócios, que valorizam e promovem o respeito à natureza, preservam os biomas e as pessoas. Esse é um modelo que acolhe e favorece o desenvolvimento sustentável, observando a ciência”, afirma a secretária de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Andrea Latgé.

Vozes femininas

A programação contará com a presença de mulheres com trajetória inspiradora, como Tamara Klink, segunda velejadora do mundo a completar a Passagem Noroeste, considerada uma das mais difíceis do planeta; Princesa Abze Djigma, de Burkina Faso, idealizadora da MAMA-LIGHT®, programa reconhecido mundialmente que proporciona acesso à energia acessível e sustentável para mulheres, pequenas empresas e crianças; Thelma Krug, que foi pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima(IPCC), reconhecida internacionalmente por sua atuação em temas relacionados à emergência climática, e que atualmente é coordenadora do Conselho Científico da COP30; e a cantora Zaynara, expoente da música paraense.

Demais destaques da programação

Lançamento do “Relatório Executivo do Programa Pacto Rumo à COP30”:este projeto, aprovado pelo Governo Brasileiro como parte do Celeiro de Soluções oficiais da Presidência da COP30, consolida as principais entregas, compromissos e aprendizados das empresas participantes no caminho até a Conferência.

Lançamento do “Caderno Temático Empresarial de Justiça Climática para o setor AFOLU – Recomendações para Cadeias de Valor Livres de Desmatamento”:o documento oferece diretrizes inéditas para que o setor de agricultura, florestas e uso da terra (AFOLU) avance em soluções de mitigação e adaptação alinhadas à justiça climática. Este caderno conta com o patrocínio da Axia Energia e apoio de ACNUR, CEERT e WRI Brasil, com consultoria técnica da LACLIMA.

Pré-lançamento do “Manual de Comunicação em Sustentabilidade”:em parceria com o Conselho Nacional Autorregulamentação Publicitária (CONAR), este manual reforça a importância da comunicação ética e estratégica em sustentabilidade corporativa.

Ação com influenciadoras: durante toda a programação do evento as influenciadoras Nataly Neri, Isabelle Nogueira e Mari Vieira vão liderar três frentes – “Voz do Povo” (entrevistas sobre meio ambiente), “Desafio COP30” (quiz sobre a conferência e mudanças climáticas) e “Posto Tira-Dúvidas” (conversa com a gerente de Clima do Pacto Global, Danielly Mello Freire).

Além disso, a rede brasileira do Pacto Global da ONU lançará o HUB Natureza e Clima, uma iniciativa colaborativa que integra soluções baseadas na natureza às estratégias empresariais, fortalecendo a resiliência dos negócios frente às mudanças do clima. Em desenvolvimento com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a iniciativa oferecerá subsídios técnicos e práticos, por meio de encontros híbridos, capacitações e uso da plataforma AdaptaBrasil, para apoiar as empresas na formulação de estratégias alinhadas à ciência, à Science Based Targets Network (SBTN), ao Global Biodiversity Framework e às políticas públicas nacionais, reforçando a importância do setor privado na ação climática e na conservação da biodiversidade.

“Ao reunir especialistas, comunidades e lideranças corporativas e públicas, mostramos que o futuro sustentável do Brasil depende de compromissos duradouros e da capacidade de transformar conhecimento em ação. O lançamento do HUB Natureza e Clima será um dos maiores símbolos desse legado coletivo”, conclui a gerente de clima do Pacto Global da ONU – Rede Brasil. 

O evento do dia 17 conta com o patrocínio da Aegea, da Coca-Cola e da Globo.

Para mais informações sobre o “Para além de Belém: o legado da COP30”, clique aqui.

Sobre o Pacto Global da ONU

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Tem mais de 20 mil participantes distribuídos em 65 redes que cobrem 85 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Há ainda 5 Hubs em diferentes regiões do mundo e mais 9 gerentes regionais responsáveis pelo processo de implementação em mais 16 países. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org

O Pacto Global da ONU– Rede Brasil foi criado em 2003 e, hoje, é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 2.000 mil participantes. Os mais de 60 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água, Oceano, Resíduos, Agricultura, Florestas, Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalonubr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.b