O Allison EGen Power 100S atende a veículos médios e pesados com eixo duplo, enquanto a versão 130D está destinada a mercados fora da América do Norte

INDIANÁPOLIS, setembro de 2021 – A Allison Transmission, projetista e fabricante líder de soluções de propulsão para veículos convencionais, híbridos-elétricos e totalmente elétricos, anunciou a chegada dos novos e-Axles nos modelos eGen Power 100S e 130D ao seu portfólio de soluções de propulsão totalmente elétricas na ACT Expo, em Long Beach, Califórnia.

“Acreditamos que não exista uma única solução quando se trata de eletrificação, e uma extensa variedade de produtos são necessários para atender a ampla gama de aplicações e segmentos de mercado que são atendidos pela Allison”, disse John Coll, Vice-presidente Sênior de Marketing, Vendas e Serviço da Allison Transmission. “Portanto, continuaremos expandindo nossa família de eixos elétricos.” 

A Allison apresentou seu eGen Power 100D em 2020 e, desde então, vem validando rigorosamente e, quando necessário, refinando o e-Axle com a participação da maioria dos principais fabricantes de veículos da América do Norte. Este e-eixo possui dois motores elétricos, cada um capaz de gerar mais de 200 quilowatts de potência contínua, que juntos produzem um pico de potência combinada de 648 quilowatts.

O eGen Power 100D também integra uma caixa de câmbio de duas velocidades dentro da caixa central, proporcionando o alto torque necessário para movimentar cargas pesadas, ao mesmo tempo em que oferece maior eficiência em velocidade de cruzeiro. O eGen Power 100D é capaz de suportar uma classificação de peso bruto de até 10,4 toneladas por eixo, além de incluir a funcionalidade de bloqueio do diferencial.

Além disso, a Allison ampliou sua oferta com dupla motorização apresentando o eGen Power 130D, uma variante do 100D, projetada especificamente para os mercados europeu e asiático, onde muitos veículos comerciais exigem uma classificação de peso bruto de até 13 toneladas por eixo. O eGen Power 130D mantém os mesmos componentes principais, desempenho e valor diferenciado que o eGen Power 100D, incluindo as classificações de potência mencionadas para o 100D, mas com maior capacidade de peso por eixo.

Ao expandir seu portfólio de produtos eGen Power, a Allison também anuncia sua primeira variante com um único motor na série eGen Power de e-eixos, o eGen Power 100S. Aproveitando os principais componentes do eGen Power 100D, como o motor, o inversor e o mecanismo de mudança, o 100S oferece características de desempenho excepcionais nas configurações 4×2 e 6×4. O 100S usa um único motor para gerar 212 quilowatts de potência contínua, com potência de pico de 324 quilowatts e 23.500 Nm de torque nas rodas.

O 100S oferece uma classificação de peso bruto por eixo de 10,4 toneladas e apresenta uma arquitetura de engrenagem de eixo paralelo de duas velocidades, atendendo com eficiência as demandas de arrancadas e de velocidade de cruzeiro em rodovias, enquanto maximiza a recuperação de energia por meio da capacidade de frenagem 100% regenerativa. O 100S amplia o mercado existente para o eGen Power incluindo aplicações de ônibus escolar, trator de serviço médio e pesado e caminhões sem articulação 6×2 e 6×4, incluindo lixo.

Assim como os e-eixos de dois motores – 100D e 130D –, o 100S tem uma arquitetura de plataforma sobre a qual outras variantes serão desenvolvidas. Ele é simples de instalar e se integra com facilidade ao chassi dos caminhões já existentes. A família e-Axle eGen Power foi projetada para ser 100% livre de manutenção durante toda a vida útil do veículo, reduzindo significativamente o tempo de inatividade e aumentando a vantagem do custo total de propriedade do eGen Power.

Para obter mais informações sobre as soluções de propulsão elétrica da Allison, visite AllisonTransmission.com/ev-solutions.