Análise mede a gestão de uma empresa para riscos e oportunidades ESG financeiramente relevantes

A M. Dias Branco, maior empresa brasileira de massas e biscoitos, teve seu rating ESG (Environmental, Social and Governance) elevado de A para AA, de acordo com avaliação da MSCI. Com isso, a empresa passa a integrar o seleto grupo de companhias globais do segmento de alimentos com nota próxima à máxima (AAA) do ranking, observado por investidores de todo o mundo para avaliar riscos e oportunidades ligados à governança social e ambiental.

A MSCI é uma empresa global com mais de 50 anos de experiência em pesquisa, dados e tecnologia. Os ratings ESG da MSCI visam medir a gestão de uma empresa para riscos e oportunidades ESG financeiramente relevantes. É utilizada metodologia baseada em regras para identificar líderes e retardatários do setor de acordo com sua exposição a riscos ESG e quão bem eles gerenciam esses riscos em relação aos pares.

A classificação do ranking varia de líder (AAA, AA), média (A, BBB, BB) a retardatário (B, CCC). Além de receber a classificação AA, na qual sobe de nível e classifica-se agora como líder, a M. Dias Branco foi avaliada com nota máxima (top quartile) em Packing materials & Waste (materiais de embalagem e resíduos) e Water Stress (estresse híbrido).

“MSCI é uma das mais conceituadas empresas internacionais fornecedoras de índices, ferramentas de análise de portfólio de ativos e produtos ESG. O rating AA nos coloca em patamares elevados de comparação com outras grandes companhias internacionais”, destaca Tiago Timbó, gerente de Comunicação, Cultura e Sustentabilidade da M. Dias Branco.

O executivo destaca que a ascensão no rating é muito relevante para a companhia, especialmente neste período em que deu início à expansão global, que já é feita para mais de 40 países. Com a recente aquisição da Las Acacias, no Uruguai, fabricante de massas secas, misturas para bolos e molhos, a companhia tornou-se uma multinacional brasileira. “Os investidores de todo o mundo hoje levam em conta os padrões ESG das empresas para balizar suas decisões e, sendo multinacional, agora somos ainda mais notados, uma oportunidade para mostrarmos nossos valores, missão e preocupação com os pilares ESG”, finaliza Tiago Timbó.

Sobre a M. Dias Branco  

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 18 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países 

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, assumiu a liderança também em cookies integrais, granolas e pães sem glúten. É referência em produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro de 2022, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos. 

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca Fit Food, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthyfood, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e massas feitas de milho. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos. 

Para saber mais sobre a M. Dias Branco, acesse: www.mdiasbranco.com.br