Software opera na gestão industrial de pequenas e médias empresas e faturamento supera a previsão para 2022

A indústria 4.0 pode ser definida pelos pilares de inovação, eficiência e customização. Chamada também de 4ª Revolução Industrial, esse fenômeno tem transformado profundamente a gestão empresarial, a manutenção e a otimização dos processos produtivos por meio da utilização de tecnologias emergentes.

O desenvolvimento da indústria 4.0 no Brasil impactam de modo positivo empresas de todos os nichos e tamanhos. E a startup mineira Melvin desponta como uma das soluções para gestão de manutenção e com serviço que abrange uma vasta gama de segmentos. O uso das tecnologias da indústria 4.0 aumentam, em média, 22% a produtividade de micro e pequenas empresas, conforme o programa Indústria Mais Avançada, do  SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Eficiência na gestão de manutenção

O Melvin nasceu quando os engenheiros mecânicos Igor Silveira e Eymard Barroso tiveram a ideia de expandir o projeto de um software para pré-fabricados da indústria civil. A startup foi criada com o intuito de ser um software de gestão de manutenção em organizações  de diversos ramos como indústria, construção civil, agroindústria e setor aeroportuário.

A proposta principal do software é funcionar como um mentor, que guia o usuário de modo prático e intuitivo na gestão do negócio e permite integrações com os principais sistemas e plataformas de gestão empresarial.

No portfólio da startup estão clientes como LATAM, Bacio di Latte, Domino’s e Grupo Hinode. “Todos os dias nós batemos dois mil usuários simultâneos em mais de 300 bases pelo país. Em novembro, o Melvin vai ganhar uma versão beta para melhorar ainda mais a experiência dos usuários”, conta o CEO Igor.

Em 2020, a startup ficou em primeiro lugar no programa de aceleração do Raja Valley – principal hub de inovação de Belo Horizonte -, e recebeu aporte financeiro para o projeto se concretizar. Desde então, o Melvin tem crescido exponencialmente e este ano  deve fechar um  faturamento de R$1 milhão e mais de 150 clientes.

A Startup também atua na capacitação de pessoas através da Universidade Melvin, que oferece vídeos tutoriais, ebooks e cursos para gestão de manutenção. A iniciativa é hoje o maior canal de educação sobre o tema no país e já formou mais de 2,5 mil alunos no Brasil e em 11 países.

O Raja Valley

O Raja Valley é um hub de inovação que modela soluções sob medida para conectar empreendedores, investidores, startups e instituições de ensino e o mercado de tecnologia e inovação para potencializar o desenvolvimento de novos negócios e parcerias.

Desde 2016 já foram mais de 10 milhões investidos e mais de 200 startups pré-aceleradas nas oito edições do programa Launch – metodologia de pré-aceleração desenvolvida pelo Raja Ventures – responsável pelos investimentos do grupo.

O programa Launch contempla ideias e projetos inovadores e com potencial de crescimento e soluções de alta tecnologia para os mercados de Energia (Energytech), Construção Civil (Construtech); Real State (Mercado Imobiliário), Indústria 4.0, Finanças (Fintech) e Educação (Edtech), e desenvolve os projetos através de treinamentos, mentorias, validação do negócio, até a apresentação ao mercado de seu Produto Mínimo Viável (MVP).

Para saber mais sobre o Raja Valley acesse: www.rajavalley.com.br