A categoria “Futuro Sustentável” contemplou a casa que gera sua própria energia por meio de painéis solares BYD em meio do cerrado Brasileiro

Casa Cerrado.jpg
Foto:  Narciza Leão

No final de 2020, uma casa de campo arquitetada por Daniel Mangabeira, recebeu o prêmio da revista Casa e Jardim na categoria ‘Futuro Sustentável’. A residência, que está localizada na cidade de Cavalcante, no norte de Goiás, foi pensada para não interferir no bioma do Cerrado, que fica na famosa Chapada dos Veadeiros.

A indicação do prêmio contou com cinco jurados, que escolheram os projetos ganhadores de oito categorias com as melhores soluções em arquitetura, design de interiores e paisagismo.

“O sistema off-grid 3KVA usado na casa Cavalcante foi essencial para construção ao viabilizar qualquer sistema de fornecimento público de energia e isso faz com que ambiente seja autossuficiente e não interfira na arquitetura”, conta Daniel. “Já as placas solares são dissociadas da estrutura da casa, é um sistema simples de controle e manutenção, confiável e uma boa relação custo benefício”, explica o arquiteto.

Narciza Leão, proprietária da casa, disse que o prêmio veio como um presente. “A casa Cavalcante tem sido nosso refúgio, principalmente nessa época de pandemia. Foi um projeto de dois anos e hoje é para nós um local sagrado. A casa está localizada em mata fechada e nós respeitamos todo o bioma que envolve aquele local. Ter a casa produzindo a própria energia vai de acordo com nossos valores”, explica Narciza.

A casa e a produção de energia solar

A residência é cercada pelas montanhas e as paredes externas foram construídas com tijolos de adobe, feitos no local com barro da região. Já a cobertura em duas águas possui saídas laterais de ar quente interno e foi pintada posteriormente com um tom róseo, coloração presente na terra ferruginosa.

Na época, os proprietários queriam buscar autonomia na geração de energia e não agredir o meio ambiente. A solução encontrada por Narciza em meio a algumas opções no mercado de energia solar foi um sistema off-grid 3KVA com uma bateria B-Box BYD, com geração mensal de 270Kwh (BYD – a maior fabricante de baterias recarregáveis do mundo). A energia produzida pelos painéis solares é armazenada em baterias que garantem o abastecimento em períodos mesmo sem sol ou à noite. A casa é completamente independente de qualquer concessionária e não possui conta de energia. ” Todo o fornecimento de energia é gerado por placas fotovoltaicas”, explica Daniel Mangabeira.

Adalberto Maluf, Diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD Brasil reitera a importância dos sistemas off-grid para que os edifícios possam ser autossustentáveis na geração de energia. “Para se alcançar a autonomia na geração de energia e não agredir o meio ambiente, a melhor solução é a instalação de um sistema off-grid com baterias para armazenamento. A linha de armazenamento de energia solar da BYD é a mais completa disponível no Brasil. As baterias de armazenamento podem ser instaladas nos mais diversos espaços, atendendo os mais diversos públicos, seja em escala domiciliar quanto industrial.