Empresa já deixou de produzir mil toneladas nos últimos quatro anos e triplicou a meta para os próximos dez

Três mil toneladas de plástico a menos na natureza até 2030. Esse é o compromisso assumido em 2020 pela Lindoya Verão, empresa engarrafadora de água mineral que completa 70 anos em maio do ano que vem. Para alcançar esse montante, a companhia, que nos últimos quatro anos já deixou de colocar no mercado cerca de mil toneladas do material, o equivalente a 100 milhões de garrafas a menos, aposta no desenvolvimento de embalagens sustentáveis que usem menos plástico na produção como o seu mais recente lançamento, o galão de água de 5 litros que utiliza 20% a menos de PET na sua composição, quando comparado com outros produtos similares disponíveis no mercado.

O novo galão faz parte da linha Lindoya Verão Sense, criada com o propósito de buscar soluções pautadas pela consciência em relação ao meio ambiente e pelo uso racional de recursos naturais. A iniciativa integra o projeto de sustentabilidade da companhia e é baseado em três pilares: reduzir o uso de plásticos virgens em seus produtos, com o desenvolvimento de garrafas mais leves e utilização de resina reciclada padrão alimentício; recolher e reciclar 100% do volume de plástico que coloca no mercado; alcançar o uso de energia 100% limpa em sua produção. “Estamos sempre em busca de soluções para reduzir a quantidade do PET nas nossas embalagens, sem perder de vista a necessidade de que todas as características e qualidade da água mineral sejam preservadas até chegar à mesa do consumidor”, comenta Cesar Dib, diretor executivo da Lindoya Verão.

Nesse processo, o principal desafio da companhia é encontrar soluções para que as embalagens ao mesmo tempo que sejam leves, tenham a sua estabilidade e integridades garantidos, o que exige muito investimento em design industrial. Para a linha Sense, por exemplo, que além do galão de 5 litros, conta também com garrafas de 510ml e 240ml, a solução foi criar um design diferenciado em baixo relevo que remete a elementos da natureza. Mais do que uma característica estética, a adoção do baixo relevo nas embalagens leves e ultraleves tem como finalidade garantir que elas não se rompam e que permaneçam em pé.

“Quando o PET começou a ser utilizado nas embalagens de água mineral, uma garrafa de 500ml, por exemplo, pesava em torno de 30 gramas. Hoje, temos a garrafa de 510ml da linha Sense que pesa um pouco mais de 9 gramas, que representa 54,04% menos plástico na sua composição“, explica Dib. Somando todas as iniciativas de redução do uso de insumos em suas embalagens, que vai desde a produção da garrafa propriamente dita, passando pela tampa e indo até o plástico que envolve os fardos, a Lindoya Verão calcula que, apenas nos últimos quatro anos, tenha deixado de colocar no mercado em torno de mil toneladas de plástico.

Outra aposta da companhia com o intuito de se firmar cada vez mais como uma empresa ambientalmente sustentável é a utilização de resina reciclada padrão alimentício, já aprovada pelo FDA e ANVISA, em suas embalagens. Os testes já foram feitos e a estimativa é de que, em 2021, 30% das embalagens da família Sense seja de PET reciclado, percentual que deve subir gradualmente até atingir os 100% até 2025. “Ao contrário do que se imagina, o PET não é o vilão. O que pouco se fala é que, por ser poliéster, ele pode ser infinitamente reutilizado, como por exemplo, na indústria têxtil, na fabricação de calçados, carros, equipamentos eletrônicos e, claro, na produção de novas embalagens. O que precisamos é, justamente, incrementar a economia circular incentivando a sua destinação adequada para a reciclagem a exemplo do que já acontece com o alumínio”, observa o diretor executivo.

Movida por sua preocupação em buscar alternativas para o descarte adequado e a destinação efetiva das embalagens de seus produtos para a reciclagem, a empresa, que já recicla 100% do lixo interno produzido pela fábrica, assumiu o compromisso de também reciclar 100% das embalagens que produz até 2025. Hoje a empresa recicla 30% de tudo o que produz. Uma das iniciativas para alcançar esse objetivo foi buscar a certificação do selo eureciclo, de compensação do impacto ambiental. Essa compensação consiste em destinar de forma ambientalmente correta uma quantidade de resíduos equivalente à quantidade das embalagens que a empresa coloca no mercado.

Ainda como parte do seu projeto de sustentabilidade, a Lindoya Verão investe no uso de energia limpa em sua produção. Este ano a empresa deu início à implantação de energia solar em uma das unidades da companhia que já realiza 100% de suas operações com a utilização da energia fotovoltaica. A planta principal da empresa já utiliza energia de biomassa na sua operação. O próximo passo será concluir a troca de todas as empilhadeiras por versões elétricas, o que garantirá o funcionamento da empresa com 100% de energia limpa.