Considerado um dos meios de transporte mais poluentes do mundo, os barcos emitem até três vezes mais CO2 do que carros. A grande maioria no mundo usa propulsão com motores de combustão interna, seja gasolina ou diesel. A empresa norte americana,  Aty Marine Technologies (AMT) enxerga uma grande oportunidade para a produção de barcos elétricos da categoria clean-boating com tecnologia 100% brasileira.

Focada na estratégia de desenvolvimento de uma navegação limpa, a empresa tem como objetivo oferecer produtos com baixa emissão de poluentes com preço competitivo. A AMT é destaque no segmento e já tem em seu portfólio um barco 100% elétrico que não emite CO2 e nem libera derivados de petróleo na água. 

Com experiência na Europa, Estados Unidos e Brasil, Vinício Tavares, CEO da AMT, diz que a empresa aponta para o mercado norte americano, com início da comercialização do primeiro barco para o final de 2023.

“O protótipo está em fase de finalização. Parte do nosso projeto foi desenvolvido no Brasil e chamou a atenção de investidores internacionais. O barco e o sistema de propulsão têm muita tecnologia embarcada, tanto hardware quanto software. A empresa está sediada nos EUA por questões logísticas e comerciais.  No projeto temos o envolvimento de três engenheiros e 12 técnicos. Somos destaque nacional. Menos de 10 startups no mundo apostaram na tecnologia e todas estão nos EUA e na Europa”, pontua.


Vinício explica que nos EUA, os barcos emitem três vezes mais poluentes no ar que os carros. “Todos os anos, só os barcos de recreio liberam 20x mais óleo nas águas americanas do que o vazamento do navio petroleiro Exxon Valdez. Estamos no início de um processo de transição que está acontecendo com os automóveis com o surgimento da Tesla e outras empresas, e que deverá se repetir com os barcos”, diz.

O projeto conta com investimentos diretos da Referencia International Partners, com  mais de 25 anos de experiência no mercado internacional. 

“Nós selecionamos e investimos em projetos com capacidade de competir a nível global. O projeto da AMT tem esse potencial. A tecnologia desenvolvida tem forte tendência de se consolidar em um mercado extremamente pulverizado”, comenta André Bruère, sócio da Referencia International.

O fundo de Referencia International Partners é gestor da Private Equity, e tem investidores com base em Luxemburgo. No Brasil, já fez aportes anteriormente em instituições conhecidas como a Empresa Brasileira de Sandálias (Dupé), que foi vendida para a Alpargatas, e Tânia Bulhões, marca brasileira no segmento de luxo.

SERVIÇO:

1º Barco da Aty Marine Tecnologies
Categoria: Clean-boating (tecnologia sem emissão de poluentes)
Barco: 23 pés  
Velocidade: 30 NOS (56 km/h)
Autonomia: 4h
Capacidade: Até 8 pessoas
Previsão de produção em escala: Dezembro/2023